Proerd: conscientização e prevenção ao uso drogas

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental participaram do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, e tiveram a oportunidade de refletir sobre os problemas causados pelo uso de drogas.

O programa é uma iniciativa da Polícia Militar do Acre, voltado à prevenção primária, representando um esforço cooperativo em conjunto com a escola e a família.

Durante o programa, os estudantes receberam orientações de soldados da PM sobre como resistir à pressão dos amigos, como se comportar em situações de violência e de oferta de drogas e, principalmente, sobre os efeitos das drogas para a pessoa, a família e a sociedade. O programa possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico pelo desenvolvimento da cidadania, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os objetivos das lições do Proerd são consonantes aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, definidos pelo Ministério da Educação.

O Proerd é mais uma ação de prevenção ao uso de drogas desenvolvida pelo Colégio Sigma, conforme destacou a diretora Pedagógica, professora Sandra Cordeiro. “Em nosso colégio, desenvolvemos atividades dentro e fora do currículo que visam o autoconhecimento, o fortalecimento da autoestima, a educação dos sentimentos e o incentivo às escolhas saudáveis.

Os objetivos específicos do programa incluem:

• Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção.

• Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

• Permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.

• Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.

• Abrir um diálogo permanente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

Para encerrar o curso os alunos participaram de uma cerimônia, realizada no dia 06 de novembro, com a presença de pais, professores, diretores e representantes do Proerd.