Qualidade acadêmica excepcional

Além de ensinar as disciplinas já conhecidas e preparar os alunos para os principais vestibulares, o Colégio Sigma tem hoje a função de contribuir com o desenvolvimento integral dos seus alunos. Nesse sentido, trabalhar para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais dos nossos alunos passou a ser parte do objetivo da nossa escola, preparando-os para os desafios da atualidade.

Apoio socioemocional individualizado

Se o ensino é de qualidade, o acolhimento também deve ser. Aqui, todos os estudantes têm apoio socioemocional para conciliar estudo, lazer e vida pessoal. Tudo é feito de forma personalizada, com o auxílio de orientadores. o Colégio Sigma oferece o Programa Socioemocional que desenvolve nos alunos a capacidade de perceber e gerenciar suas emoções, aplicar o pensamento crítico na resolução de desafios, aprimorar a criatividade, estimular a liderança, ter mais empatia e estabelecer relações positivas com o mundo ao seu redor.

Programa socioemocional na prática

A educação socioemocional é o processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, o tema passou a fazer parte do currículo do Colégio Sigma. Dessa maneira, ao longo de todas as etapas da Educação, a formação de atitudes e valores éticos caminham de maneira sinérgica ao desenvolvimento das aptidões cognitivas.

Programa Bilíngue

As aulas da Educação Infantil do Colégio Sigma são elaboradas para que o aluno aprenda outro idioma se divertindo. Nossos alunos tem a base linguística de inglês trabalhada de forma lúdica e colocam o aprendizado em prática nas aulas de CLIL. Nessa abordagem, eles revisitam temas já aprendidos anteriormente em outras disciplinas e têm um aprofundamento prático no inglês.

Equipe Pedagógica de excelência

Com acompanhamento individual e uma equipe composta por professores capacitados, gestores e orientadores pedagógicos que estão aptos a acompanhar e apoiar cada estudante em sua trajetória escolar.

Formação Continuada dos professores

Além das formações realizadas ao longo do ano, a Semana Pedagógica do Colégio Sigma é um evento de grande importância no contexto escolar. Nessa ocasião, a equipe composta pela direção e coordenação, bem como o corpo docente, trabalham lado a lado nas atividades de planejamento do ano letivo e ao longo do período escolar.

Plantões de Dúvidas

São atendimentos personalizados para cada necessidade dos alunos, esclarecendo dúvidas e elaborando estratégias de resolução de exercícios. O atendimento personalizado está disponível desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Por meio do acompanhamento, é possível oferecer uma metodologia personalizada e exclusiva para cada aluno, atendendo às suas dificuldades específicas de cada aluno.

Coordenação em Tempo Integral

Os coordenadores do Colégio Sigma são presentes e acessíveis. Eles
farão um acompanhamento constante da aprendizagem do aluno e farão contato com os alunos e suas famílias, sempre que houver necessidade. Junto ao corpo docente, nossa coordenação tem como principal atribuição à assistência didática pedagógica, refletindo sobre as práticas de ensino, auxiliando e construindo novas situações de aprendizagem, capazes de auxiliar os alunos ao longo da formação.

WhatsApp Image 2022-01-28 at 10.47_edited.jpg

Proposta pedagógica sempre atualizada

Trabalhamos incessantemente para acompanhar as transformações sociais e as necessidades dos nossos estudantes. Aqui, tecnologias, soluções e livros didáticos são constantemente aperfeiçoados para a aprendizagem ir além.

Os materiais didáticos para uso em sala de aula preveem o cumprimento de todas as competências gerais, promovendo uma visão integral do processo de aprendizagem de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Espaço Maker

O Colégio Sigma oferece um programa pedagógico completo que utiliza a Oficina "Maker" para fazer conexões significativas com o conteúdo curricular e desenvolver habilidades socioemocionais, tudo mapeado pela BNCC para cada ano letivo. No Ensino Fundamental, o Colégio Sigma, por meio da Robótica Educacional, oportuniza experiências de aprendizagem que contribuem efetivamente para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo dos alunos. Disponibilizamos aos alunos e professores uma ampla sala com tecnologia de laboratório para atividades de Química, Biologia e Física.
WhatsApp Image 2022-01-28 at 11.16_edited.jpg

Olimpíadas acadêmicas

Como forma de ampliar o repertório acadêmico dos alunos e aprofundamento nas áreas de Matemática, História e Astronomia, o Sigma incentiva os estudantes a participarem das principais competições do Brasil. O Colégio disponibiliza professores para dar suporte na preparação dos participantes e organiza grupos de estudo.

Infraestrutura completa

O Colégio Sigma oferece aos alunos  um amplo ginásio de esporte, sala de Robótica, laboratório de Química e física, sala de atendimento socioemocional, auditório, brinquedoteca, sala de estudo e leitura, várias parcerias tecnológicas, como Microsoft Education e Big Brain. É uma infraestrutura completa, aliada a uma Proposta Pedagógica consistente, voltada para o desenvolvimento global das habilidades do aluno.