Conheça a Proposta Pedagógica do Colégio Sigma

Formação dinâmica e integral

Alinhado às novas demandas de um mundo em constantes mudanças, o Colégio Sigma tem uma proposta de formação dinâmica e integral, pois estimula a curiosidade intelectual a partir de um universo de possibilidades nas mais variadas áreas do conhecimento. Isso faz parte de uma iniciativa de um Projeto Pedagógico robusto, que oferece aos alunos, de todas as idades, projetos, ações, vivências e um currículo complementar ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

O objetivo é que o aluno experimente, crie, pratique, aproprie-se do processo de aprendizagem e transforme o conhecimento em saber.

Proposta pedagógica sempre atualizada

Trabalhamos incessantemente para acompanhar as transformações sociais e as necessidades dos nossos estudantes. Aqui, tecnologias, soluções e livros didáticos são constantemente aperfeiçoados para a aprendizagem ir além.

Os materiais didáticos para uso em sala de aula preveem o cumprimento de todas as competências gerais, promovendo uma visão integral do processo de aprendizagem de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Acolhimento

Se o ensino é de qualidade, o acolhimento também deve ser. Aqui, todos os estudantes têm apoio socioemocional para conciliar estudo, lazer e vida pessoal. Tudo é feito de forma personalizada, com o auxílio de orientadores. o Colégio Sigma oferece o Programa Socioemocional que desenvolve nos alunos a capacidade de perceber e gerenciar suas emoções, aplicar o pensamento crítico na resolução de desafios, aprimorar a criatividade, estimular a liderança, ter mais empatia e estabelecer relações positivas com o mundo ao seu redor.

Programa socioemocional na prática

A educação socioemocional é o processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, o tema passou a fazer parte do currículo do Colégio Sigma. Dessa maneira, ao longo de todas as etapas da Educação, a formação de atitudes e valores éticos caminham de maneira sinérgica ao desenvolvimento das aptidões cognitivas.

Plantões de Dúvidas

São atendimentos personalizados para cada necessidade dos alunos, esclarecendo dúvidas e elaborando estratégias de resolução de exercícios. O atendimento personalizado está disponível desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Por meio do acompanhamento, é possível oferecer uma metodologia personalizada e exclusiva para cada aluno, atendendo às suas dificuldades específicas.

Qualidade acadêmica excepcional

Além de ensinar as disciplinas já conhecidas e preparar os alunos para os principais vestibulares, o Colégio Sigma tem hoje a função de contribuir com o desenvolvimento integral dos seus alunos. Nesse sentido, trabalhar para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais dos nossos alunos passou a ser parte do objetivo da nossa escola, preparando-os para os desafios da atualidade.

Coordenação em Tempo Integral

Os coordenadores do Colégio Sigma são presentes e acessíveis. Eles

farão um acompanhamento constante da aprendizagem do aluno e farão contato com os alunos e suas famílias, sempre que houver necessidade. Junto ao corpo docente nossa coordenação tem como principal atribuição à assistência didática pedagógica, refletindo sobre as práticas de ensino, auxiliando e construindo novas situações de aprendizagem, capazes de auxiliar os alunos ao longo da sua formação.

Programa Bilíngue

As aulas da Educação Infantil e do 1° e 2° anos Ensino Fundamental do Colégio Sigma são elaboradas para que o aluno aprenda outro idioma se divertindo. Nossos alunos tem a base linguística de inglês trabalhada de forma lúdica e colocam o aprendizado em prática nas aulas de CLIL. Nessa abordagem, eles revisitam temas já aprendidos anteriormente em outras disciplinas e têm um aprofundamento prático no inglês.

Espaço Maker

O Colégio Sigma oferece um programa pedagógico completo que utiliza a Oficina "Maker" para fazer conexões significativas com o conteúdo curricular e desenvolver habilidades socioemocionais, tudo mapeado pela BNCC para cada ano letivo. No Ensino Fundamental, o Colégio Sigma, por meio da Robótica Educacional, oportuniza experiências de aprendizagem que contribuem efetivamente para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo dos alunos. Disponibilizamos aos alunos e professores uma ampla sala com tecnologia de laboratório para atividades de Química, Biologia e Física.

Olimpíadas acadêmicas

Como forma de ampliar o repertório acadêmico dos alunos e aprofundamento nas áreas de Matemática, História e Astronomia, o Sigma incentiva os estudantes a participarem das principais competições do Brasil. O Colégio disponibiliza professores para dar suporte na preparação dos participantes e organiza grupos de estudo.

Infraestrutura completa

O Colégio Sigma oferece aos alunos um amplo ginásio de esporte, sala de Robótica, laboratório de Química e física, sala de atendimento socioemocional, auditório, brinquedoteca, sala de estudo e leitura, várias parcerias tecnológicas, como Microsoft Education e Big Brain. É uma infraestrutura completa, aliada a uma Proposta Pedagógica consistente, voltada para o desenvolvimento global das habilidades do aluno.