Sigma News no ar!

Atualizado: 13 de out. de 2021

Nossos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II experimentaram a dura vida de um profissional de jornalismo. A pauta foi o Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Na disciplina de História do 9° ano do Colégio Sigma, a produção de mídia é uma abordagem que fortalece a comunicação em espaços educativos e colocam alunos no papel de criadores de peças de mídia. Muito além da pesquisa crítica sobre os temas abordados em sala de aula, os alunos são desafiados a trabalharem em equipe, apresentarem ideias de roteiro e aprenderem técnicas de apresentação para encarar uma câmera de vídeo.

Objetivos: Identificar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Habilidades: Desenvolvimento de roteiros, desenvolver habilidades na leitura e escrita além de falar em público, realizar pesquisa, criatividade, trabalho em equipe, comunicação e senso crítico.

" Os alunos ampliaram as habilidades de comunicação, como participar de reuniões para conversar, discutir questões, saber escutar, intervir, tirar conclusões e fazer encaminhamentos".

Desenvolver essa atividade foi muito prazerosa e produtiva, pois começamos com o conceito teórico e ao longo do desenvolvimento eles aprofundaram esse conhecimento na prática. O resultado final foi surpreendente, relata a professora Herlenise Ramos, explicando que os alunos tiveram que pesquisar informações a respeito do gênero notícia, como as principais características, o tipo de linguagem empregada, a estrutura do gênero, os fatos reais, atuais e cotidianos e tipo de discurso.